Como Responder às Perguntas em Entrevista de Emprego

Trabalhar numa cafetaria vem com uma grande responsabilidade, juntamente com uma experiência fantástica. Pouco depois de ter entregue o seu currículo e carta de apresentação, é muito provável que seja chamado para perguntas de entrevista cara a cara. E por isso que é importante para si saber como responder às perguntas em entrevista de emprego.

A espera pode parecer assustadora no início «ficará nervoso porque não sabe o que esperar quando for contactado»

Conhecer os tipos de perguntas que lhe serão feitas acalmará os seus nervos à medida que se prepara para aquele aclamado dia. Deve estar ciente de que cada entrevista é diferente. Naturalmente, deve preparar-se para as perguntas normais da entrevista, tais como as razões pelas quais quer trabalhar nesse estabelecimento e quais são os seus maiores pontos fortes e fracos.

No entanto, deve também preparar-se para responder a mais perguntas com base no percurso profissional a que se candidata. Felizmente, reunimos as perguntas mais comuns para os trabalhadores do café e a forma como deve responder a essas perguntas para que possa aceitar a sua entrevista.

Perguntas Sobre Interesses Pessoais

As cafetarias não procuram apenas pessoas para preencher um lugar, mas sim alguém que saiba exactamente o que quer fazer. A paixão pelo trabalho é uma mais-valia, se você vai conseguir neste ramo de negócio. O seu potencial empregador vai querer saber mais sobre os seus interesses pessoais e se pode ou não ter objectivos contraditórios com o café. Algumas das questões que poderá encontrar em entrevistas de emprego são:

1. Porque quer este emprego?

Esta é uma pergunta popular nas entrevistas de emprego, pelo qual deve esperar sempre que se candidata a qualquer cargo, em qualquer instituição. As empresas vão querer saber porque quer esse emprego, e é bom que tenha as respostas certas na ponta dos dedos.

Em primeiro lugar, deve procurar alguns factores chave que o tornem adequado para si. Elementos como a sua paixão pelo serviço ao cliente, a sua paixão pela interacção humana constante e a satisfação que advém da ajuda na resolução de um problema devem funcionar muito bem.

Não se esqueça de partilhar algumas das razões pelas quais ama a empresa. Respostas como “Sempre fui apaixonado pela inovação e pela oportunidade de trabalhar com o melhor”. Você é classificado entre os melhores cafés do mundo e por isso será uma honra trabalhar para si”. Não se esqueça de se retratar como um indivíduo motivado, confiante e carismático. Alguém disposto a comprometer-se com a causa da empresa. Seja cauteloso porque respostas como “O meu amigo disse que você tem o melhor salário” podem ter consequências prejudiciais na sua entrevista.

2. O que você faz quando não está a trabalhar?

Manter uma vida profissional/vida saudável é essencial não só para os trabalhadores do sector alimentar e das bebidas, mas também para todos os trabalhadores, independentemente do seu percurso profissional. Quando se está sempre concentrado no serviço ao cliente, este pode facilmente esgotar-se.

Ter outros interesses fora do trabalho vai ajudá-lo a recarregar-se. As respostas que irá fornecer permitirão ao questionador avaliar a sua capacidade para manter a vida ocupada que vem com o emprego num café.

3. Quantas horas por dia está disponível para trabalhar?

Seja o mais honesto que puder. Se procura um emprego a tempo inteiro ou a tempo parcial, explique-lhes. Se você está empatado no tempo e pode não prestar serviços em nenhum momento da semana, certifique-se de que mostra o quanto está empenhado em compensar esse tempo.

barista pouring

Pergunta Sobre as Competências e Experiência no Atendimento ao Cliente

O trabalho num café exige excelentes competências no atendimento ao cliente, pois a falta delas pode matar a empresa e impedi-la de fazer bons negócios. Deve esperar que o interrogador faça perguntas sobre as suas competências, bem como sobre experiências passadas. Algumas das perguntas com que se pode deparar na sua entrevista de emprego incluem:

1. Como lidaria com um cliente que está zangado por causa de um erro que cometeu?

Esta é uma pergunta com rasteira, e as respostas que fornece são suficientes para ajudar os entrevistadores a saber se está ou não apto para o emprego. Enquanto se pensa numa resposta a essa pergunta, alega sempre que afirma isto:

  1. Coloque-se no sapato do cliente
  2. Ouvir todas as preocupações do cliente
  3. Confirme a questão levantada se tiver tido problemas em compreender o que se passa
  4. Ofereça um sincero pedido de desculpas ao cliente, admitindo que cometeu um erro (Nunca esqueça o famoso adágio de que um cliente está sempre certo)
  5. Pense numa solução para resolver o problema de forma rápida e eficaz

2. O que faria se o seu turno estivesse sem pessoal e tivesse uma linha de espera cada vez maior?

Em cada cafetaria em crescimento, chega uma altura em que os trabalhadores têm falta de pessoal, no entanto o número de clientes não parece diminuir.

Deve ter os conhecimentos necessários sobre como gerir as filas de atendimento ao cliente. Mencione sempre que vai tentar manter as coisas em movimento e que tratará os pedidos dos clientes com urgência. Esperará menos reclamações se todos os funcionários disponíveis forem bem tratados, e estiver realmente a ver que está a tentar resolver o problema. Esta é uma das perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego.

3. Qual é a sua experiência favorita ou menos favorita no Serviço de Apoio ao Cliente?

Esta pergunta ajuda os entrevistadores a compreender o que você vê como um excelente serviço. As respostas que fornecer devem indicar claramente que sabe o que significa hospitalidade e como lida com os seus erros. Pense numa história, e não se esqueça dos detalhes críticos relevantes

Perguntas Sobre a Gestão do Stress & Resolução de Problemas

Lidar com o stress é uma grande parte de ser empregado de um café. O entrevistador vai querer saber como lidar com o stress, trabalhar sob pressão e quão rápido você é. Algumas das questões que poderá encontrar incluem:

1. Qual é a sua capacidade para trabalhar sob pressão?

Dê exemplos dos tipos de pressão que já encontrou antes e como a conseguiu resolver. Não utilize um exemplo de uma situação em que você mesmo criou a pressão, tal como esperar demasiado tempo antes de trabalhar em algo. Fale de como respeita os prazos e como vai por todos os meios para os cumprir.

2. Como lida com os conflitos envolvendo os seus colegas de trabalho?

Esta pergunta da entrevista procura saber se você é ou não um jogador de equipa. O seu nível de maturidade também é posto à prova aqui. Como lidaria com situações stressantes, como se responsabiliza durante os problemas e como lida com o stress são alguns outros factores que são analisados em entrevistas de emprego.

3. Como é que manténs o foco quando realizas tarefas repetitivas?

Tarefas repetitivas podem drenar o foco de alguém, especialmente quando você está cansado. Realce que tem uma paixão pelo trabalho, por isso pode ser um pouco difícil ficar aborrecido a executar as tarefas repetitivas. Diga que se envolverá em conversas amigáveis com os clientes à medida que os resolve.

Pode também trabalhar em algumas outras tarefas que podem não ter sido dirigidas a si, tais como organizar prateleiras, etc. No entanto, isto deve ser feito quando não for pressionado pelo tempo e com a aprovação do seu supervisor.


Lembre-se que responder corretamente as perguntas em entrevista de emprego por si só não vai ajuda-lo a conseguer o seu posto desejado, ter uma boa presentação e retórica são tambem muito importantes!