5 Dicas ao Iniciar um Café

Podemos ficar muito apaixonados por cafés, afinal, estes são os lugares onde nos unimos, criando memórias duradouras com amigos e familiares, apenas desfrutando de uma bebida quente enquanto nos ouvimos uns aos outros. Para ser honesto, é realmente difícil encontrar alguém que não queira ter um desses negócios, já que eles são cada vez mais lucrativos, baratos e muito atraentes.

Com tantos recursos online, no que diz respeito à gestão de cafetarias, pode ser difícil saber por onde começar. Como qualquer outra pequena empresa, este projecto requer muita resiliência, concentração e planeamento preciso; é por isso que vou partilhar convosco os insights mais interessantes que gostaria de conhecer antes. Preste atenção… Informações imprescindíveis estão vindo na sua direção!

Identificar os riscos financeiros

Vender um produto que pode ser consumido diariamente é um feito poderoso, e o café é como uma chave que pode abrir qualquer porta, torna o seu negócio mais acessível para qualquer pessoa próxima. Ótimo para aqueles que procuram aquela bebida para pegar, ou um lugar para conversar um pouco; tudo porque tem uma demanda de mercado tão vasta, que qualquer área urbana com +5.000 residentes em Portugal s tem pelo menos uma cafeteria.

Amaioria das empresas pode fazer até 50-60 por cento do lucro bruto por xícara de café, que é quase o dobro da quantidade que um restaurante faz por qualquer item do seu menu. É um facto, as cafetarias são extremamente atractivas para investidores de qualquer tipo, mas não se deixe enganar pelo lado brilhante das coisas, há muito a descobrir.

A luta para fazer seu projeto sair do chão é real, as coisas podem ficar muito complexas se começarmos a falar de orçamentos, fornecedores, impostos, funcionários, aluguéis, etc. Sem mencionar que cada resultado é uma consequência direta de suas decisões, em outras palavras, todo o peso está em seus ombros. Ser o chefe é uma responsabilidade esmagadora, a experiência pode ser igualmente impactante e surpreendente.

Aqui é quando o planejamento extensivo entra em jogo, você precisa saber até onde o plano pode ir, identificando os riscos e abrindo espaço para as prioridades cruciais. Não persiga o impossível, mantenha-se fiel aos seus números e faça perguntas. Parece incrível, mas a maioria dos empresários está disposta a compartilhar suas histórias com você, então tome notas e aprenda antes que você possa jogar com todas as cartas.

Sim, você precisará contratar e demitir empregados

Os funcionários são a espinha dorsal de qualquer empreendimento comercial, e você precisa do melhor para ter sucesso. O processo de contratação pode ser difícil, mas uma vez que você entender seus caminhos e desenvolver uma noção para as qualidades que você quer em seus funcionários, será mais fácil identificar o melhor talento que existe lá fora! Pense nisso desta forma, os potenciais clientes juniores e seniores estão à espera da sua chamada, por isso, antes de qualquer compromisso, pergunte-se que tipo de especialização é necessária, você pode pagar a baristas experientes? Ou você é capaz de treinar aqueles que estão prestes a lançar suas carreiras nesta indústria?

Por outro lado, você precisa monitorar o desempenho de cada membro de sua equipe – sua cafeteria será totalmente suscetível a esse fator, especialmente no meio do desenvolvimento de sua consciência de marca – para o público. Faltam prazos, padrões de prática deficientes e a falta de sensibilidade do trabalho em equipe é suficiente para iniciar um diálogo aberto com a pessoa em questão. Mas se o problema persistir, um substituto pode ser necessário. Por mais difícil que pareça, por vezes despedir um funcionário pode ser a melhor ou a única solução disponível.

Um ambiente de trabalho saudável é extremamente benéfico para a sua empresa e para o seu pessoal, abre o caminho para essa autonomia desejada e torna a resolução de conflitos mais fácil de lidar. Sugerimos que escreva as várias qualidades que procura em cada funcionário, isto irá ajudá-lo a manter-se concentrado nos verdadeiros valores por detrás da sua marca.

Abrace o Estilo de Vida

Começar um novo negócio é excitante! Tudo parece fresco e interessante. Manter esta mentalidade positiva é realmente útil, porque você vai precisar da convicção adequada para enfrentar os múltiplos desafios que esperam por você. Algumas destas dificuldades vêm com a vasta quantidade de horas semanais necessárias para gerir um café que acabou de abrir.

Para colocar as coisas em perspectiva, meu amigo João, que está no trabalho de abrir seu próprio café, pensou que iria trabalhar apenas 40 horas por semana, como qualquer outro empregado, mas isso não aconteceu. Na verdade, ele se viu dedicando mais de 70 horas por semana à sua cafetaria. “Havia muito trabalho para fazer em todos os níveis, digamos reparos, colocação de marcas, testes, etc.”. Quando você começa, os pequenos detalhes que você costumava ignorar, começa a aparecer, e as coisas podem ficar confusas, o verdadeiro remédio é o trabalho duro e dedicação, eu aprendi da maneira mais difícil (risos)”, diz João enquanto tomava uma xícara de espresso.


Esteja preparado, porque os dias mais longos da sua vida estão prestes a acontecer, você precisa abraçar este novo modo de vida! O trabalho consistente compensa, e as recompensas são infinitas. Ter um café próspero é tremendamente gratificante, mas o sucesso não vai acontecer da noite para o dia – resultados extraordinários levam meses, ou mesmo anos para se materializarem. Portanto, aproveite o passeio!

Não Esqueça o Marketing

Ter “A Melhor Copa Da Tuga” não faz sentido quando não se pode promovê-la corretamente. Muitas cafetarias lidam com isto todos os anos; o seu produto é incrível, mas as vendas continuam baixas. As grandes cadeias compreenderam muito cedo que, para ter sucesso, o marketing precisava de ser um componente crucial por detrás de cada esforço.

“O marketing é um concurso para a atenção das pessoas”.

Seth Godin

Para gerar consciência para o seu negócio, você precisará implementar uma ampla série de táticas em diferentes meios como cupons, promoções, e-mailing, anúncios em jornais, rádio, amostras grátis, marketing em redes sociais e muito mais. A realização de eventos para a comunidade também é uma ótima idéia, permitindo o afluxo de centenas de clientes a cada semana, fortalecendo sua presença.

Um fato que abre os olhos é que quase 40% dos clientes encontram novas cafeterias graças às suas atraentes vitrines físicas. Sim, a aparência é importante, por isso certifique-se de que exibe os seus produtos e espaço da melhor forma possível. Nos dias de hoje, o conteúdo gerado pelo usuário pode ser crucial para o seu negócio.

Veja Por que a Sua Cafetaria Precisa de Mangas Personalizáveis

Entenda a Demografia Local

Sua comunidade precisa ser o ponto central em todas as suas propostas e ofertas, cada região é completamente diferente uma da outra, e deve haver algo a ser aproveitado, se você olhar muito de perto para o que está acontecendo ao redor. Pode ser uma feira estadual, um evento de autógrafos, música independente, tendências locais no Twitter, ou muitas outras inúmeras oportunidades.

Os clientes precisam sentir que você está mais próximo deles, conhecer suas tradições, feriados, cultura e idiossincrasias, sua lealdade é fundamental para o seu sucesso. Você já experimentou a sensação de conhecer a maioria das pessoas que trabalham em um determinado lugar? Ser tão leal a uma loja/cafe, que até se lembram do seu nome? É exatamente assim que você quer tratar os clientes no dia-a-dia, fazê-los se sentirem parte de algo relevante.

Abrir um café será uma das suas maiores conquistas, mas ver os clientes felizes e divertir-se muito, graças às suas ideias, será ainda mais gratificante. Não se esqueça de desfrutar de cada minuto! A sua atitude positiva precisa de ser contagiosa. Circunstâncias estressantes e cenários mais duros virão, o mesmo acontecerá com os belos momentos que você vai apreciar para sempre, tudo sob o delicioso aroma que todos nós conhecemos e amamos. Levantem as vossas chávenas e celebrem.

Aí tem, 5 dicas da Cafetaria ao abrir uma cafetaria. Continue a ver, pois iremos fornecer artigos mais detalhados para garantir que você tem todas as dicas e truques para o seu próximo negócio ser bem sucedido!