Escolher a Iluminação Certa Para Seu Café

Um café não é apenas a comida, é também a vibração geral que transpira. Hoje em dia, cada vez mais pessoas vão para os cafés, para relaxar e socializar. Este estatuto melhorado das cafetarias como espaços sociais tornou ainda mais importante fazê-los parecer tão bons quanto possível.

Considerando a importância da iluminação, há muitos factores a ter em consideração na escolha da iluminação certa para seu café. Estes incluem os tipos, estilos, colocação, e muitos outros factores. Abaixo está uma lista abrangente, de dicas profissionais, para ajudá-lo a escolher a iluminação certa para o seu café.

Tipos de Iluminação em Cafetarias

Em termos gerais, existem três tipos principais de iluminação para cafés. Hoje vamos falar de três modos de iluminação: Iluminação de tarefas, ambiente e realce. Cada um deles tem propósitos diferentes, adequado para uma situação diferente.

Iluminação Certa Para Tarefas

A iluminação de tarefas auxilia os clientes e o pessoal na execução de suas tarefas, que estão lendo através do menu e da cozinha, respectivamente, pois fornece uma fonte de luz concentrada. Alguns exemplos incluem luzes fluorescentes brilhantes e lâmpadas aéreas. A iluminação de tarefas deve, portanto, ser instalada em locais como o stand das hospedeiras e acima das mesas dos clientes.

Iluminação Certa de Ambiente

A iluminação ambiente é a principal fonte de iluminação, que tem o maior efeito, na sala em que está instalada. Alguns exemplos incluem aparelhos eléctricos suspensos e luz solar natural. Esta iluminação permite que as pessoas vejam o seu ambiente e se movimentem facilmente.

Iluminação de Realce

A iluminação de realce é estética na natureza e acrescenta drama ao espaço. É usada para adicionar pontos focais, a coisas ou lugares que você quer destacar, como uma obra de arte extravagante. Tal como a iluminação de tarefas, a iluminação de realce também tem uma fonte de luz concentrada.

Iluminação Inteligente

Atualmente, a tecnologia está sendo integrada em quase todos os aspectos de nossas vidas, e a iluminação não é exceção. Algumas engenhocas modernas entraram neste domínio em particular, indo desde o controle de escurecimento, desligamento automático, até sensores de luz do dia. Por isso, há muitas ferramentas à sua disposição quando se trata de gestão da iluminação de restaurantes.

Todas estas inovações e soluções são muito eficientes na natureza e vão ajudá-lo a poupar muito tempo na manutenção e personalização da iluminação do seu café. Também é possível centralizar o controle de toda a iluminação do seu café. Por exemplo, o painel de controlo pode ser integrado no seu portátil, smartphone ou tablet através de aplicações ou quaisquer outras opções online.

Iluminação de Humor

O nível de iluminação pode ter um impacto significativo, no humor geral do café. Em termos gerais, há apenas duas abordagens quando se trata de níveis de iluminação; iluminação brilhante e iluminação baixa, por mais simples que pareça.

Baixa Iluminação

A baixa iluminação emite uma vibração romântica e relaxada e, com efeito, encoraja os clientes a ficarem mais tempo. Além disso, este tipo de iluminação cria uma atmosfera íntima, permitindo que os clientes se sintam mais distantes dos outros, dando-lhes assim maior privacidade. Uma quantidade significativa de iluminação de sotaque e dímeros aéreos pode ser usada para alcançar uma iluminação baixa. Isto pode ser alcançado com uma quantidade significativa de iluminação de realce e dímeros suspensos. Você também deve considerar a iluminação ambiente, para misturá-la um pouco.

Iluminação Brilhante

Esta iluminação é mais estimulante, comparada com a baixa iluminação, e por isso tem a capacidade de manter os clientes alerta e acordados. A iluminação brilhante é adequada se você quiser emitir um clima de alta energia de uma maneira geral. Ela pode ser obtida através de luminárias aéreas ou janelas grandes que deixam entrar a luz do sol.

Usar Iluminação Certa Para os Diferentes Tempos do Dia

Não é ideal usar o mesmo tipo de iluminação ao longo do dia. Você deve ajustá-la de acordo com a hora do dia. Portanto, a iluminação deve ser diferente para o café da manhã, almoço e jantar.

Iluminação Para o Pequeno Almoço

Iluminação forte deve ser usada para o café da manhã, pois dará aos clientes aquele “chute” extra, para ajudá-los a ficar acordados pela manhã. A luz solar natural é a fonte mais adequada para esta hora do dia, sem dúvida.

Iluminação Para o Almoço

Um nível moderado de iluminação deve ser utilizado para o almoço, pois ajudará a formar uma rápida rotatividade de clientes, o que é ideal para a hora de ponta do almoço. Uma iluminação moderada encorajará um fluxo constante de clientes, dentro e fora do café, mantendo o seu negócio em óptimo funcionamento.

Iluminação de Ceia

Uma iluminação de baixa intensidade deve ser usada para o jantar, já que proporcionará um tempo de relaxamento, que é necessário a esta hora do dia. As pessoas costumam vir as cafetarias para jantar, após um longo e cansativo dia de trabalho. Por isso, é ideal dar-lhes um ambiente de iluminação íntima.

Photo by Wahyu Pratama on Unsplash

Acompanhe as Tendências de Iluminação Modernas

A instalação de iluminação em cafetarias não é só um único esforço, é um processo contínuo. Hoje em dia, as tendências de iluminação vivem um dado rapidamente, e você deve se manter familiarizado com elas, e atualizar sua iluminação de acordo, se possível. Alguns exemplos de iluminação que sempre foram estéticas incluem lâmpadas com fios de suspensão visíveis (como mostrado acima).

Use Cores Moderadas

As luzes andam de mãos dadas com as cores das paredes. Pode ser tentador usar uma variedade de cores barulhentas e chocantes, mas esta não é a coisa ideal a fazer. Para criar um equilíbrio com a iluminação, devem ser usadas cores quentes, com moderação. Um bom exemplo é a utilização de barras traseiras brilhantes na área do bar.

Não esqueçamos algo crucial, e é que tanto o design quanto a funcionalidade da iluminação devem ter a mesma relevância, e uma não deve ofuscar a outra. A iluminação em cafetarias deve ter um aspecto fantástico, mas também deve fazer o trabalho, tanto para os clientes como para os empregados. E um equilíbrio entre estes dois aspectos é da maior importância.