Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Fidelidade dos Seus Empregados

Com cada vez mais negócios a surgir em vários sectores, é bastante complicado para qualquer empresário manter os seus empregados- especialmente aqueles que tendem a ser as estrelas do seu departamento.

A Lealdade Não Pode Ser Comprada, mas Pode Ser Cultivada

Quando você analisa este problema cuidadosamente, descobrir que a lealdade dos empregados não pode ser comprada com o aumento da remuneração apenas torna a questão mais desafiadora de se lidar. Embora seja verdade que 90% dos empregados em Portugal vivem de salário a salário, não se pode ignorar que o dinheiro não é o único fator decisivo que permite que um funcionário se mantenha na sua organização. Você precisa oferecer mais aos seus empregados para ganhar sua lealdade. O esforço precisa ser evidente dentro da cultura da sua empresa do que representá-la através de alguns dígitos no salário dos seus empregados. É por isso que aprender como melhorar a lealdade dos empregados continua a ser um desafio premente para muitas empresas.

Dito isto, a lealdade dos empregados não é apenas a panaceia para tudo relacionado com a rotatividade dos empregados. É também eficaz para melhorar a imagem da sua empresa, permitindo-lhe contratar as pessoas certas através de referências de empregados. Você também percebe um aumento no crescimento geral da sua empresa através da força de trabalho. É por isso que dedicar o seu tempo para compreender o que é a lealdade dos empregados e como ela funciona é essencial para o sucesso do seu negócio.

Mas mesmo com vários postos de aconselhamento, workshops e seminários, pode ser bastante complicado compreender como melhorar a lealdade dos empregados e mantê-la a um nível mais elevado no seu negócio. Tendo isto em mente, estamos aqui para explicar tudo o que você precisa saber sobre o conceito de lealdade dos empregados. Você pode não só compreender o que o aspecto lhe pede, mas também saber como cumprir facilmente os seus requisitos.

Entendendo o Conceito de Lealdade do Empregado

Primeiro passo, é essencial entender o conceito mais amplo do que é lealdade do empregado antes de embarcar em uma jornada para incutir esse traço em seus empregados. Em termos simples, a lealdade dos empregados refere-se à emoção positiva que um empregado sente em relação ao seu local de trabalho. Os colaboradores que são leais à sua empresa sentem um sentido de responsabilidade para com ela. Eles fazem tudo o que está ao seu alcance para contribuir para o crescimento do negócio. Com isso, a conexão que sentem com o negócio também os impede de deixá-lo em favor de outra oportunidade oferecendo benefícios quase semelhantes.

Devido a estas qualidades, aprender como melhorar a lealdade dos empregados é uma habilidade altamente valiosa para os empregadores de todos os setores. É um “sem pensar”. Afinal, quem não gostaria de ter empregados dedicados e também aqueles que vão além e acima para ajudar a alcançar os objetivos do negócio no dia-a-dia?

Agora que você tem uma definição do que é lealdade do empregado, você pode estar pensando no que torna um empregado leal ao seu negócio. É a quantidade de tempo que eles passaram com você? Talvez seja o salário que eles recebem todos os meses? Talvez seja o ambiente que o seu local de trabalho oferece a eles? Ou são os objectivos da empresa que os mantêm presos a si?

Resumindo, são todos esses aspectos, e depois mais alguns atirados para a mistura.

Como Melhorar a Lealdade dos Empregados?

Aprender como melhorar a lealdade dos empregados é um processo complexo. Da remuneração às regalias e da cultura da empresa ao trabalho significativo, tudo contribui para tornar um empregado mais leal ao seu negócio. É por isso que estabelecer um negócio com a lealdade dos funcionários não é focar nesta característica em si. É uma questão de melhorar as operações do negócio a partir do zero, e construir holisticamente suas funções que todos trabalhem para aumentar a lealdade de seus funcionários.

Não importa em que setor do negócio você opera, é essencial ter em mente o ponto acima e começar por mostrar sua lealdade para com os funcionários. Desta forma, pode seguir esta ideia principal com algumas práticas que lhe proporcionarão os resultados que procura no comportamento dos seus colaboradores. Para resumir, não se trata apenas de entender o que é lealdade para com os funcionários, mas de implementá-la através de vários métodos.

1. Melhorar o engajamento

Se você está procurando aprender como melhorar a lealdade dos empregados, não há melhor lugar para começar do que entender como melhorar o engajamento dos empregados. É mais provável que os funcionários engajados ponham o seu melhor pé para a frente. Eles têm um interesse ativo nos objetivos do dia-a-dia do local de trabalho e demonstram um certo apego ao seu trabalho. Esta abordagem acaba por levar ao cultivo da lealdade dos funcionários a longo prazo. O engajamento e a lealdade dos funcionários muitas vezes andam de mãos dadas para explicar o que a lealdade dos empregados é capaz de fazer por um negócio.

A implementação de práticas que incentivem os funcionários a se interessarem mais profundamente pelo local de trabalho é talvez a melhor maneira de melhorar o engajamento dos funcionários. A realização de reuniões regulares, sessões de sugestões, atividades colaborativas e sessões de treinamento podem contribuir para o engajamento dos funcionários. Como ter um melhor envolvimento dos colaboradores é uma excelente forma de melhorar a lealdade dos colaboradores, você pode colher os benefícios de mais de uma forma.

2. Ofereça mais do que apenas dinheiro

Como descrito acima, o empregado moderno quer mais do que apenas dinheiro fora do seu trabalho. É por isso que qualquer empresa que queira uma lealdade real, autodidacta e logicamente cultivada pelos funcionários precisaria ter este ponto em mente.

Acrescentar mais números ao salário dos seus funcionários não faz mal. No entanto, isso não os impede de aceitar a oferta de outra empresa com um valor mais elevado. Mas se você amarrar essa remuneração com benefícios que eles não podem encontrar em todos os outros locais de trabalho, você será capaz de mostrar o valor do seu negócio e gerar uma lealdade real como resultado. Este é um ponto muito crucial para compreender enquanto aprende o que é a lealdade dos funcionários.

Aqui, você pode oferecer a promessa de objetivos compartilhados, deixando seus funcionários realizarem o tipo de trabalho que eles querem. Por exemplo, se um funcionário de serviço ao cliente mostrar interesse em avançar na sua carreira dentro do departamento financeiro do seu negócio, não os mantenha retidos no seu trabalho. Dê-lhes oportunidades de provar o seu valor na linha de trabalho em que eles querem avançar. Estas oportunidades contribuiriam muito para construir uma lealdade a longo prazo que reduz a rotatividade dos funcionários.

Além de pavimentar o caminho para o crescimento, invista em programas de aprendizagem através de sessões de formação específicas. As oportunidades de aprendizagem que uma empresa oferece aos seus empregados trabalham para aumentar o valor do local de trabalho e o que ele tem a oferecer, além dos salários. Desenvolver programas de treinamento aumenta a produtividade, melhora a eficiência e permite que seus funcionários saibam que você está investindo ativamente no desenvolvimento de suas habilidades. Esta continua a ser uma parte essencial da compreensão de como melhorar a lealdade dos funcionários.

3. Implementar programas de responsabilidade social

Você também poderia seguir o caminho de contribuir para questões que os seus funcionários lhe são muito caras. Isto é especialmente eficaz se a sua empresa trabalha com os membros mais jovens da equipe, que são propensos a priorizar o trabalho proposital em detrimento dos cheques de pagamento pesados.

Saiba que tipo de causas e instituições de caridade são apoiadas pela maioria dos seus funcionários e faça questão de contribuir com eles através de programas de apoio social, financeiro e emocional de acordo com o melhor uso dos recursos da sua organização.

Embora isto possa parecer um pequeno passo que pode não fazer muito pelo seu negócio, retribuir é uma estratégia muito benéfica para a sua organização como um todo. Contribuiria para a imagem da sua empresa e lhe permitiria estabelecer a sua estatura no seu sector. Acima de tudo, daria aos seus funcionários um sentimento de satisfação por estarem associados a uma empresa que retribuiria a causas que lhes interessam.


Aprender como melhorar a lealdade dos funcionários através deste aspecto pode parecer um desafio no início. Mas é bastante fácil quando você escuta seus funcionários e sabe o que eles querem de um local de trabalho que eles vêem como um empregador de longo prazo no futuro. Ao compreender estas nuances de lealdade dos funcionários, você não só aumenta o seu conhecimento entre os seus pares, mas também deixa que ele trabalhe para melhorar as operações do seu negócio e a vida dos seus funcionários.