Quál é a Melhor Hora Para Tomar Café

Você provavelmente pensa que a melhor hora para tomar café é na manhã, porque o café é o verdadeiro despertador.

O irritante toque do telefone é apenas o aperitivo, a boa xícara de café é a refeição de acordar completa.

No entanto…

Acontece que a melhor hora para tomar café pode não ser logo de manhã, mas uma hora depois de acordar.

Isto porque, na hora a seguir a acordar, a produção de cortisol do seu corpo está num dos seus três picos diários, segundo investigadores que publicaram um pequeno mas intrigante estudo clínico. Tendemos a pensar no cortisol como a “hormona do stress”, porque é segregado em quantidades mais elevadas quando sentimos tensão ou tensão por circunstâncias que percebemos como exigentes e diminui quando comemos chocolate.

café sob uma laptop

Vamos ser um tanto técnicos aqui, mas tenham calma aí.

Há uma parte do seu cérebro chamada núcleo supraquiasmático (NSQ) que controla o seu cortisol (também conhecido como a hormona do stress), que, quando presente, o faz sentir-se alerta e, quando ausente, o faz sentir-se sonolento. Tal como a cafeína.

O NSQ liberta cortisol de acordo com o seu ritmo circadiano, um ciclo de 24 horas que é ligeiramente diferente para todos. As aves precoces e as aves nocturnas, por exemplo, têm ritmos circadianos que são compensados uns pelos outros em cerca de 12 horas

Segundo o neurocientista Steven L. Miller, um investigador pós-doutorado da Escola de Medicina Geisel em Dartmouth, beber café quando o seu NSQ já está a libertar muito cortisol limita os seus efeitos positivos porque já está “ligado”.

Isto significa, café + cortisol = stress extra (que é mau para a sua saúde).

Pelo contrário, se beber café quando os níveis de cortisol estão baixos, melhora o seu estado de ânimo e o seu nível de energia, para que possa fazer mais.

melhor hora para tomar café

A Melhor Hora do Día Para Tomar Café

Vamos finalmente à parte que realmente importa: a melhor altura para beber café e consumir cafeína. O Miller afirma que este ponto é imediatamente a seguir a um pico de cortisol.

Para a pessoa média (isto é, alguém que acorda às 6:30 da manhã ou por volta das 6:30 da manhã), os níveis de cortisol atingem o seu pico:

  • 8 a 9 da manhã,
  • Das 12h00 às 13h00,
  • 17:30 às 18:30

Se acordar mais cedo, basta ajustar esses números para trás cerca de três horas. Ou, para quem dorme até tarde, ajusta esses números para a frente cerca de três horas.

Estes períodos entre os aumentos naturais do cortisol são os períodos em que a cafeína será mais produtiva. Em vez de se despenhar entre os picos, vai manter o estado de alerta.

Uma xícara de café depois das 18:30h vai ajudá-lo a evitar outro choque, mas você se depara com alguns outros problemas.

Porque mesmo que o seu cortisol mergulhe à tarde, beber café não é uma boa ideia porque, segundo a WebMD, a cafeína permanece no seu sistema até 12 horas e pode ajudar a criar insónia, uma enorme fonte de stress e um grande perigo para a saúde. O mesmo se aplica a beber café à noite (embora o descafeinado seja provavelmente bom).

Deseja saber quais são os benefícios do café descafeinado? Veja o nosso artigo O Que é Café Descafeinado? O Bom, O Mau e O Feio