Benefícios do Café Descafeinado

Café – a bebida doce e aromática que o acorda e o põe em movimento todos os dias. Esta é uma bebida elogiada por muitos como a derradeira “pick up” – para a manhã depois de uma longa noite. Diz-se que tem efeitos mágicos de acalmar o chefe durante um dia agitado e ajudar os empregados a ultrapassar os momentos monótonos em que o tempo parece estar parado.

O café é realmente uma bebida incrível, não acha?

No entanto, para algumas pessoas, o café pode ser o seu pior pesadelo, mantendo-os literalmente acordados em horas estranhas da noite. Algumas pessoas ficam muito nervosas e trêmulas depois de uma xícara de passatempo, enquanto outras desenvolvem dores de cabeça e enxaquecas terríveis.

Quer você esteja energizado ou totalmente destruído pela sua bebida matinal, estes são os efeitos colaterais da cafeína no seu corpo. Algumas pessoas apreciam o zumbido enquanto outras sentem-se fisicamente doentes. Aqueles que experimentam efeitos colaterais desagradáveis, mas ainda amam a bebida, foram aconselhados a experimentar o café descafeinado. Mas o que é isso?

O que é café descafeinado?

Café decaff é uma forma mais curta de dizer café descafeinado, que é o café que tem a maior parte da cafeína removida do grão antes da torrefacção. A cafeína é um estimulante que se encontra naturalmente nos grãos de café. É uma droga que desperta o coração, o sistema nervoso central e os músculos.

O tipo de café e o processo de fabrico utilizados afectam ambos o nível de cafeína. Os grãos de café Robusta contêm mais cafeína do que os grãos Arábica. O teor de cafeína também varia dependendo de quanto tempo o seu café é produzido e da relação café/água que você usa. Uma xícara de café gota-a-gota pode conter mais cafeína do que uma dose de espresso, enquanto o café French Press terá o maior teor de cafeína, devido ao tempo que o café embebe em água. Diz-se que o café instantâneo tem a menor quantidade de cafeína em termos de métodos de fabrico de café. Para uma conversa mais aprofundada sobre o que é o café descafeinado, veja o nosso artigo aqui!

Processo de Elaboração do Café Descafeinado

O café descafeinado, no outro lado, passou pelo processo de remoção da cafeína, embora ainda contenha 1-2% de cafeína. O método Swiss Water é a forma mais natural de descafeinar o café. E funciona da maneira seguinte: os grãos de café verde são embebidos em água durante horas para extrair a cafeína e depois são passados por filtros de carvão pré-tratados para remover a cafeína. Este processo é repetido até que até 99% da cafeína tenha sido removida dos grãos. Embora alguns óleos de café voláteis sejam perdidos no processo, é um método mais favorável de descafeinação porque, ao contrário dos outros métodos, não envolve nenhum produto químico.

A descafeinação dos grãos de café fará com que os grãos percam alguns aspectos, como sabor ou sabor, mas o valor nutricional do descafeinado deve ser quase idêntico ao do café comum, exceto pelo teor de cafeína. O café descafeinado é ótimo para aqueles que querem beber café, mas querem evitar a cafeína. É uma alternativa incrível para aqueles que enlouquecem no café, mas ainda querem um sucesso!

Os benefícios específicos para a saúde da ingestão de café descafeinado podem ser difíceis de determinar, mas a maioria dos efeitos é atribuída ao teor de antioxidantes nos grãos de café. Os estudos ainda estão em curso, mas, até agora, tem havido algumas vantagens e benefícios associados ao consumo de café descafeinado.

Vamos dar uma olhada a 8 benefícios do café descafeinado abaixo!


1. O café descafeinado é rico em vitaminas.

O café é uma rica fonte de magnésio, potássio e manganês que ajudam as células do corpo a absorver outros nutrientes. O café descafeinado é rico em vitamina B3 (Niacina) que ajuda a remover as substâncias tóxicas geradas pelo stress do organismo. Também tem Vitamina B2 (Riboflavina) que ajuda a melhorar o sistema imunológico e Vitamina B5 (Ácido Pantotênico) que ajudam a quebrar os carboidratos e manter o corpo adequadamente equilibrado.

2. Café descafeinado ajuda a queimar calorias.

O café Descafeinado contém quantidades saudáveis de resveratrol- que é um composto vegetal que actua como um anti-oxidante. O resveratrol no café é o que traz o sabor amargo. Estudos demonstraram que o resveratrol influencia a enzima que controla a produção de colesterol e é essencial na queima de gordura e no equilíbrio do metabolismo da gordura.

Se é tão fácil como beber café para queimar calorias, porque não!

3. Café descafeinado reduz doenças cardíacas.


Cientistas têm feito pesquisas e associado o consumo de café descafeinado à redução dos níveis de enzimas hepáticas, sugerindo um efeito protetor. O café descafeinado também tem ácido ferúlico, que é eficaz para neutralizar os radicais livres no organismo, reduzir os danos oxidativos e ajudar a prevenir doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns cancros.

4. O café descafeinado ajuda a manter uma memória saudável.



O café descafeinado contém fósforo que ajuda o cérebro a melhorar a memória, enquanto o ácido clorogénico tem a reputação de reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer. Os elementos nutritivos do café têm-se correlacionado com o impedimento do declínio mental relacionado com a idade.

5. Ajuda a reduzir artrite inflamatória.

A universidade da Columbia Británica em conjunto com a Escola de Medicina Harvard criou um relatório sobre homens e hábitos de café que eles chamaram de “Artrite e Rheumatismo” em maio de 2007. O estudo relatou que homens que bebiam 4 ou mais taças de café descafeinado em um dia reduziam o risco de desenvolver Gota em comparação com homens que não bebiam café.

Se você não sabia, a gota é uma forma de artrite inflamatória desenvolvida com pessoas que têm níveis mais altos de ácido urinário na sangue.

6. Despertar durante o dia, adormecer durante a noite.

A cafeína no café normal, quando ingerida em excesso, pode sobrecarregar o sistema nervoso central, causando ansiedade, inquietação e problemas ao adormecer. A mudança para café descafeinado elimina os efeitos da cafeína, ao mesmo tempo que lhe dá o seu despertar matinal e, ao mesmo tempo, não o mantém acordado durante a noite!

7. Sentir-se enjoado será uma coisa do passado.

A cafeína tem efeitos diferentes em pessoas diferentes. As pessoas que são sensíveis à cafeína, aquelas com condições médicas, ou em pílulas que podem não interagir adequadamente com a cafeína, devem mudar para café descafeinado. Tem um risco reduzido de refluxo ácido e queimaduras cardíacas causadas pela cafeína. Mulheres grávidas e crianças também são aconselhadas a se ater ao café descafeinado se não conseguirem evitar totalmente o café.

8. Redução do risco de câncer colorretal.

Pesquisadores do Norris Comprehensive Cancer Center of Keck Medicine da Universidade do Sul da California (USC pelas siglas em inglês) fizeram um estudo que foi publicado em 1º de abril de 2016, mostrando que o consumo de café pode diminuir o risco de contrair câncer colorretal.

Segundo eles, as melanoidinas geradas a partir do grão durante o processo de torra foram teorizadas para melhorar a mobilidade do cólon. Diterpenos encontrados em grãos chamados cafestol e kahweol podem prevenir o câncer, desenvolvendo a defesa do organismo contra os danos oxidativos.

Aí tens. 8 boas razões para esquecer a má-falada que o café descafeinado recebeu no passado e experimentá-lo, mesmo que seja apenas para os benefícios da saúde! Quem sabe, você pode realmente gostar da sua taça de descafeinado.