Café em Grãos vs Café Moído

A maioria dos especialistas em café acha que é melhor moer grãos de café antes de usá-los, e nós também achamos! Claro, demora alguns minutos a mais pela manhã que poderia ter passado a dormir. Mas há uma grande diferença no sabor entre o café acabado de moer e as borras de café que estão na sua geladeira há duas semanas. Por isso, sair da cama cedo vale a pena!

Se você ainda não está convencido, hoje vamos comparar café em grãos e café moído para que você possa decidir por si mesmo qual é o melhor!

Os Grãos de Café Têm Mais Sabor

Você sabia que o café moído começa a perder o sabor imediatamente após a moagem? Apenas 15 minutos depois de passar pelo moinho de café, o seu café já perdeu 60% do seu delicioso aroma e sabor. Isso não é horrível?

Isto porque os compostos aromáticos do café são muito voláteis e delicados. Eles são liberados durante o processo de moagem e imediatamente começam a oxidar e a se dissipar no ar. Depois de alguns minutos, o sabor do seu café é alterado irreversivelmente, e não para melhor!

Se o sabor do café muda tanto apenas 15 minutos após a moagem, imagine quanto o café pré moído muda enquanto está sentado em camiões e armazéns! É por isso que você tem que moer o seu próprio café e usá-lo imediatamente para obter a melhor caneca de alegria possível.

Os Grãos de Café Inteiros Duram Mais Tempo

O café moído não perde apenas o sabor mais rapidamente do que os grãos de café torrados inteiros – também se estraga mais rapidamente.

O café moído tem muito mais superfície do que grãos de café inteiros, o que dá luz, calor e oxigénio uma oportunidade de chegar ao seu café a partir de mais direcções. Isto faz com que os óleos delicados do café se estraguem mais rapidamente. Assim que esses óleos ficarem rançosos, você não poderá beber o seu café.

Um saco não aberto de grãos de café torrados inteiros durará cerca de seis meses no seu armário, enquanto o café moído durará apenas três meses. O café não dura tanto tempo em nossa casa, por isso não é um grande negócio que o café moído da loja se estrague mais rápido. Mas é um grande negócio que não saiba tão bem como os grãos de café moídos recentemente!

Os Grãos Inteiros de Café São de Maior Qualidade

Os fabricantes sabem que as sacas de café moído que enviam para a mercearia vão perder muito do seu gosto. É por isso que eles normalmente não investem em colocar grãos de melhor qualidade em seus blends de café moído, e você recebe uma xícara de café de menor qualidade.

Alguns cafés moídos até têm recheios como milho, trigo, soja, açúcar mascavo, centeio, cevada, galhos e sujeira adicionados a eles. Você pode acreditar que a sua caneca de lama matinal pode realmente ter lama? Que horror!

Os Grãos de Café São Mais Versáteis.

Se quer saber exactamente o que está no seu café, só deve comprar grãos de café inteiros. Felizmente, as lojas não podem meter nada que não seja comestível em grãos inteiros para aumentar os seus lucros!

Os amantes de café como nós têm toneladas de equipamento de café. Temos prensas francesas, máquinas de café expresso, cafeteiras… a lista continua e continua!

Portanto, precisamos do café que compramos para sermos versáteis. Precisa de ser capaz de fazer o pour over perfeito e uma boa e forte chávena de joe na AeroPress, se quisermos ser felizes com ele.

Grãos de café inteiros podem fazer isso, mas um saco de café pré-torrado não pode.

Cada pedaço de equipamento para fazer café requer um tamanho de moagem diferente. Portanto, se você comprar um saco de grãos de café expresso finamente moídos, você só poderá usá-lo para fazer café na máquina de café expresso ou na AeroPress. Terá de comprar vários sacos de café moído em todos os diferentes tamanhos de moagem, ou guardar várias das suas queridas máquinas de café durante a semana. Triste, não é?

Se você é um verdadeiro amante de café, que gosta de experimentar diferentes máquinas de café, então você precisa começar a moer o seu próprio café! Dessa forma você pode usar qualquer método de preparo que quiser, não apenas aquele para o qual você comprou o tipo certo de café moído.