Como Fazer o Expresso Perfeito

Sim, o café expresso perfeito.

Saber fazer o expresso perfeito é uma imensa bênção e uma maldição! Agora que dominamos a arte de fazer shots, não corremos para a cafetaria sempre que temos vontade de tomar um expresso, o que nos poupa muito dinheiro. Mas bebemos muito mais expresso do que antes, o que não é o melhor para a nossa saúde!

Mas principalmente, poder fazer um rico e delicioso café duplo sempre que queremos é incrível! É por isso que decidimos compartilhar nossas melhores dicas para fazer a dose perfeita de expresso com você — para que você possa fazer um expresso incrível também!

Bebam com responsabilidade, amigos… porque assim que provarem este fantástico expresso caseiro, não vão querer parar de o beber!

Saber fazer o expresso perfeito é uma imensa bênção e uma maldição! Agora que dominamos a arte de fazer shots, não corremos para a cafetaria sempre que temos vontade de tomar um expresso, o que nos poupa muito dinheiro. Mas bebemos muito mais expresso do que antes, o que não é o melhor para a nossa saúde!

Mas principalmente, poder fazer um rico e delicioso café duplo sempre que queremos é incrível! É por isso que decidimos compartilhar nossas melhores dicas para fazer a dose perfeita de expresso com você — para que você possa fazer um expresso incrível também!

Bebam com responsabilidade, amigos… porque assim que provarem este fantástico expresso caseiro, não vão querer parar de o beber!

Bebam com responsabilidade, amigos… porque uma vez que provarem este fantástico expresso caseiro, não vão querer parar de o beber!

Escolhendo a Máquina de Café Expresso Perfeita

Escolher a máquina de café expresso certa é crucial quando se trata de fazer um bom café expresso caseiro.

Nossos dois tipos favoritos de máquinas de expresso caseiras são os da Nespresso que produzem tiros para você a partir de cápsulas de expresso, e máquinas semi-automáticas que permitem que você mesmo faça o tiro.

Para usar uma máquina semi-automática, você terá que se tornar um pouco barista! Você mesmo terá que moer os grãos de café, pesá-los e colocá-los no portafiltro e, em seguida, puxar a injeção do expresso.

Puxar uma injecção demora apenas trinta segundos, mas todo o processo de moer e medir os grãos pode ser um pouco intensivo em termos de tempo! Provavelmente não é o melhor tipo de máquina para comprar se não tiver muito tempo pela manhã.

A máquina que a Nespresso vende é tal e qual a Keurigs. Você enche o tanque de água, coloca uma cápsula de expresso na máquina e liga-a. E assim mesmo, a sua chávena rica e saborosa de café expresso quente está pronta!

Nós usamos máquinas Nespresso há anos e achamos que a qualidade das doses é muito boa. Não notamos muita diferença entre as shots que saem da nossa máquina e os que recebemos na nossa cafeteria local.

Podemos ser tendenciosos, mas somos grandes entusiastas das máquinas Nespresso por causa do fator conveniência. Porquê passar quinze minutos em espera pelo shot quando se pode obter uma comparável em dois minutos ou menos?


Mas se você tem tempo livre, e quer fazer sua própria versão de expresso perfeito do zero, eis como você faz isso!

Como Fazer um Expresso Com Uma Máquina Semi-Automática

Primeiro, pode precisar de pré-aquecer a sua máquina de café expresso. Alguns aquecem rapidamente, mas outros… nem tanto! Verifique o manual da sua máquina antes de começar, para poupar uma dor de cabeça de cafeína.

A próxima coisa que terá de fazer para obter a dose perfeita é moer os seus grãos de café. Vai ter de moê-los muito bem, por isso um bom moedor de café em grão é uma obrigação – aqui está a nossa lista dos melhores moedores de café para experimentar. Aponte para um moinho que se assemelha ao açúcar granulado.

Agora a medir

Você tem uma balança de café? Óptimo! Porque a seguir, você deve pesar as borras de café em sua balança para ter certeza de que tem a quantidade certa. Nós gostamos de colocar a nossa no porta-filtro para pesá-las, porque pesá-las sozinhas é muito confuso!

Só para o caso de não saber o que é um porta-filtro, é a parte da máquina de café expresso que segura as borras de café. Parece uma bola de gelado porque tem uma pega longa e um cesto redondo que segura o café.

O peso que você vai querer apontar é de 18 a 21 gramas de borras de café. Qualquer coisa nesse intervalo lhe dará uma boa dose dupla de café expresso.

Depois das suas borras de café estarem todas medidas e prontas a entrar no porta-filtro, terá de se certificar de que são distribuídas uniformemente.

Às vezes, um lado do portafiltro tem uma enorme pilha de borras de café e o outro lado não tem o suficiente. Isto vai dar-lhe uma extracção irregular e arruinar o sabor do seu expresso, por isso pegue nos seus dedos e mova as borras de café para as distribuir uniformemente.

Agora você está pronto para tampar! Pegue num tampo e pressione-a firmemente para dentro da borra do café. Assegure-se de que o tampo está nivelado para que as borras sejam empacotadas uniformemente. Se o tampo estiver num ângulo, pode criar uma superfície irregular, o que leva a uma extracção irregular… e ninguém quer isso!

Agora pode trancar o porta-filtro na sua máquina, colocar o copo debaixo dele, e puxar o shot! Se você tem uma máquina semi-automática, não precisa fazer mais nada. Basta esperar 20 a 30 segundos e o seu shot perfeito de café expresso estará pronto!

Outras Formas de Fazer Café Expresso

As máquinas de café expresso utilizam enormes quantidades de pressão para empurrar água quente fervente através das borras de café. É por isso que os métodos alternativos de fazer café expresso, como o fabrico de grãos de café expresso na imprensa francesa, não produzem realmente café expresso a sério. Eles apenas produzem café forte com sabor a expresso.

Mas se as máquinas de café expresso estiverem fora do seu orçamento, esses métodos alternativos de preparo de café vão satisfazer o seu desejo de cafeína sem quebrar o banco. O equipamento não lhe custará mais do que 30 euros… a parte mais cara será provavelmente os grãos de café expresso!

A nossa forma preferida de fazer café expresso falso está na AeroPress. Este aparelho foi criado por Alan Adler, um professor de Stanford que queria fazer uma chávena de café melhor. Ele realmente faz café de qualidade superior – é complexo, saboroso e rico!

Fazer café com ele é muito simples. Na verdade é muito parecido com o uso de uma prensa francesa!

Primeiro, aqueça uma chávena de água numa chaleira. Depois, moa os grãos até obter uma consistência fina e agradável, mede duas colheres de sopa de terra e coloca-os de lado.

Em seguida, coloque um filtro na tampa do seu AeroPress e lave-o com um pouco de água. Em seguida, coloque-o novamente na prensa e coloque toda a prensa em cima de uma caneca robusta.

Retire as borras de café que você mediu e coloque-as no AeroPress. Bata as borras com um tampão, tal como faria quando tomava um café expresso regularmente.

Pegue na sua água a ferver e meça meia chávena. Deite a água na prensa, mexa, e depois espere trinta segundos para dar ao café uma oportunidade de florescer. Agora, você está pronto para mergulhar!

Aplique alguma pressão no êmbolo, tal como faria com uma prensa francesa. Depois de ter pressionado o êmbolo até ao fundo, está pronto para tirar a AeroPress e apreciar o seu café expresso!

Não Use Pó de Expresso Instantâneo

Estamos todos a favor de métodos alternativos de fazer café expresso, mas o café expresso instantâneo é um que não podemos ficar para trás. Sabe muito bem quando é misturado com produtos cozinhados, mas por si só? Nem de longe!

O expresso instantâneo é feito tomando os grãos de expresso e desidratando-os. Quando se chega a casa com um expresso instantâneo, é preciso adicionar-lhe água quente para o reconstituir em algo bebível.

Podemos ser picuinhas, mas não adoramos a ideia de beber café reconstituído! Quanto mais frescos forem os grãos de café, melhores são as hipóteses de produzir o expresso perfeito… e os grãos no expresso instantâneo estão bastante longe de serem frescos.

Não importa o método que você esteja usando para fazer seu expresso perfeito, certifique-se de que você compra grãos de expresso de alta qualidade e use-os quando ainda estiverem frescos e agradáveis para obter o melhor sabor!