Como Fazer Café Gelado em Casa

Não importa o frio que faça, é hora de um café gelado. Somos todos culpados de sofrer alguns dedos dormentes para beber uma bebida ou bebida fria com cafeína, mas não há vergonha nisso. Lembra-nos a felicidade do verão de esfriar no pátio de uma cafeteria com um café gelado ou latte na mão, lendo o seu livro favorito.

O único problema com o café gelado é o facto de fazer café em casa não ser tão simples como fazer café quente. Algumas máquinas recentemente surgiram com opções de café gelado, mas isso ainda não lhe dará a forte profundidade do sabor que um café gelado de uma cafetaria ou cervejaria lhe dará.

Felizmente para todos nós, o café gelado pode, de facto, ser feito em casa sem investir numa máquina de café robusta. Pode ser feito com a que você já tem! Fazer café gelado em casa resume-se a obter a temperatura certa sem sacrificar o sabor – ou dominar novas técnicas, tudo junto.

Fazer Café Gelado a Partir de Café Quente

Transformar café quente em café gelado parece tão fácil como deixar a chávena um pouco mais longa para arrefecer enquanto dobra a roupa (ou procura formas mais rápidas de arrefecer o café na Internet). Mas, claro, o método tem mais a ver com isso.

Ao pedir café gelado de uma cafeteria ou restaurante, há uma chance de que você esteja sendo servido um café que já foi QUENTE.

Agora, não há nada de errado com este método, exceto o fato de que o gelo eventualmente derreterá e diluirá a profundidade do sabor que o café um dia teve.

Uma maneira de resolver o problema da diluição é fazer cubos de gelo com recipientes fechados.

Agora, para fazer o MELHOR café gelado, há outras opções também.

Cubos de Gelo de Café

A melhor e mais fácil solução para o café gelado em casa quando se quer esgotar o café que sobrou ontem é fazer cubos de gelo de café. Eles ajudarão a manter a mesma profundidade de sabor enquanto esfriam ainda mais o café sem diluição.

Em vez de preparar refeições, você pode ser “preparador de café”.

Tome uma chávena de café à temperatura ambiente e distribua-a para uma bandeja de gelo vazia. Se você quiser ficar chique e se exibir na frente de seus amigos, você pode sempre obter estes cubos de gelo em forma de grão de café. (elas são muito frescas e podem ser usadas para outros projetos também).

Deixe-o congelar durante a noite, enquanto faz outra xícara de café para colocar na geladeira para esfriar durante a noite. Combine os dois na manhã seguinte – é muito mais rápido que a sua típica linha Starbucks (por que eles são tão longos a cada hora do dia). Isto irá satisfazer os seus desejos por café gelado de forma muito simples.

Mas espere, há outras maneiras de torná-lo ainda melhor!

Esta opção é realmente popular entre os conhecedores e amadores do café, se você quiser manter o melhor sabor, dê uma olhada nos seguintes métodos.


Infusão Fria

Se a sua ingestão diária de café requer mais do que o sabor básico de qualquer café de marca de loja, é hora de investir em alguns métodos mais sofisticados e fazer infusão fria em casa.

Uma melhor degustação e uma experiência de café mais satisfatória.

A infusão fria é exactamente o que parece – café que é feito com água fria desde o início. Isso muitas vezes reduz o sabor amargo que o café gelado normal tem quando passa de quente para frio (não elimina todo o amargor, algumas pessoas gostam dele, mas definitivamente minimiza-o).

A infusão fria tornou-se popular quando a Starbucks começou a oferecê-lo, mas você poderia tê-lo encontrado em qualquer cafeteria local muito antes da Starbucks o ter tornado mainstream.

Quando se trata de dicas de café de infusão fria, nós temos você coberto. Você realmente não pode fazer uma infusão fria rápida, mas é simples e definitivamente vale a pena esperar (além disso, é uma experiência incrível).

Tudo o que precisa é de uma prensa francesa, café, moedor de café e água. Aqui estão os passos para juntá-los todos para a MELHOR infusão fria em casa.

Instruções

  1. Você vai querer pegar aquela torrada escura que só o seu pai parece gostar, já que as torradas mais escuras vão se quebrar mais facilmente em água parada, à temperatura ambiente. Para um sabor ainda melhor, use café que tenha mais de duas (2) semanas de torra, mas não mais do que 3 meses.
  2. Moa grosseiramente o seu café usando um moedor de rebarbas – aqui está um excelente café barato. Certifique-se de moer o seu café muito grosseiramente. Você pode se safar usando um saco pré-torrado, mas o sabor não será tão bom quanto uma moagem fresca.
  3. Normalmente o próximo passo seria pesar o seu café e água, mas neste caso, a infusão fria é bastante indulgente. Basta usar cerca de 3/4 chávenas de café em grão moído para 4 chávenas de água. (Você pode dobrar esta quantidade se precisar de mais).
  4. Misture tudo na sua prensa francesa.
  5. Mexa aproximadamente a cada 30 minutos durante as primeiras 2 horas para obter os melhores resultados.
  6. Vamos sentar no balcão durante 18 horas.
  7. Agitar.
  8. Diluir a água ao sabor preferido.
  9. Desfrute.

Esta é facilmente a minha maneira preferida de o fazer porque há algo sobre uma manhã lenta com uma prensa francesa (talvez seja relaxante e meditativo).

A infusão fria é uma das melhores formas de beber café preto, pois o tempo prolongado de infusão e a falta de calor criam um sabor menos ácido.

Café Gelado com Aeropress

Este método também é rápido – funciona com qualquer tipo de café que você tenha em casa.

  1. Obtenha uma moagem média a fina de café.
  2. Prepare com o Aeropress usando 20g de café e 200g de água.
  3. Incline durante 2 minutos em sentido inverso.
  4. Pressione sobre o gelo.

É isso mesmo!


Uma prensa francesa é algo que todo conhecedor de café deve possuir, quer você a utilize para criações quentes ou frias.

Antes de se aperceber, você estará trocando aquele café de manhã cedo por uma rotina matinal mais recompensadora e divertida. A melhor maneira de fazer café gelado resume-se ao que você coloca no processo e à experiência que você está procurando.