Gerente Pela Primeira Vez – 10 Dicas Que Não Podes Perder

Está entusiasmado com o seu papel de gerente pela primeira vez? Óptimo! Há provavelmente uma de duas maneiras de acabar nesta posição. A primeira é que você é brilhante no que faz, e o seu papel foi elevado. Isto significa que recebeu uma promoção como recompensa pelo seu trabalho árduo. 

A segunda é que cumpriu os critérios em termos de qualificações e possivelmente experiência. Agora foi contratado como gerente. Ambos podem constituir uma excelente base para que possa começar. Em breve descobrirá que existe uma grande diferença entre ser capaz de fazer algo bem e ser capaz de liderar uma equipa.

Respire fundo, pois não há necessidade de entrar em pânico. Pode esperar-se que seja a sua asa, mas com a nossa lista, terá as ferramentas e informações certas para começar. 

Tornar-se um gerente requer uma mudança de mentalidade. Por isso, o seu conhecido conjunto de competências forma o seu apoio ou fundação, e trabalha no desenvolvimento de novas competências que se enquadrarão perfeitamente no seu novo papel.

Perceberá rapidamente que outras pessoas começarão a depender de si e esperam de si acções e resultados específicos. Para começar, o desempenho das pessoas que trabalham sob a sua alçada descansará sobre o que você escolher fazer. 

Além disso, o seu sucesso e crescimento pessoal dentro da empresa também dependerá das suas acções. Terá de dar muito feedback e observar o que a sua equipa está a fazer diariamente.

Aqui está uma lista de verificação que o ajudará a navegar durante os seus primeiros dias como gerente pela primeira vez: 

  • Obter treino básico
  • Conheça a equipa
  • Descubra o seu estilo de gestão
  • Aprender a gerir conflitos
  • Procure um mentor
  • Enfoque na comunicação
  • Deixar espaço para a aprendizagem
  • A ajuda está à mão
  • Lembre-se de pegar na base
  • Ser transparente e aberto
gerente pela primeira vez

Obter Treino Básico

Comece com o pé direito com alguma formação básica. Pode ter anos de experiência num papel que resultou na sua promoção. No entanto, a direcção necessita de uma nova abordagem à forma de trabalhar. Ao passar pela formação, a sua mentalidade será elevada, e adquirirá também competências essenciais, tais como a forma de delegar nos membros da sua equipa.

Conheça a Equipa

O seu principal objectivo como gerente pela primeira vez deve ser conhecer a equipa com quem está a trabalhar. Terá de se apresentar a eles como seu gerente e informá-los de que está ansioso por trabalhar bem com eles para o sucesso da organização. Ao fazê-lo, estará a definir o tom da sua nova relação e poderá partilhar informações sobre o seu estilo de trabalho.

É preciso ter consciência de si próprio ao descobrir a forma como irá gerir a sua equipa para que seja produtivo. Há vários estilos de gestão e liderança que as pessoas adoptam. Há o estilo de liderança ou de gestão de cima para baixo, que exige que todas as decisões sejam tomadas a partir do topo ou mesmo da gestão do laissez-faire, o que tem em consideração as contribuições de todos. 

Pode-se optar por comunicar como um gerente autocrático ou participativo. Conhecer o seu estilo de gestão ajudá-lo-á a compreender como irá comunicar e como a equipa irá reagir. 

Aprender a gerir conflitos

Ao gerir um grupo de pessoas, terá de aprender ou descobrir a melhor forma de gerir o conflito. Os gerentes são responsáveis por ter conversas sensíveis com as equipas que trabalham sob as mesmas. Isto requer a procura activa de formas de ter conversas incómodas. A melhor maneira de discernir como gerir um conflito é olhar para a sua própria vida e para a forma como lida com os desafios que lhe são lançados a um nível pessoal.

Também ajuda a estabelecer uma comunicação aberta e a construir relações com cada membro da equipa. Desta forma, quando surge um conflito, é mais fácil geri-lo antes que se torne acalorado ou emocional. Como gerente pela primeira vez, é essencial lidar com estas situações com a maior calma possível. Sendo um modelo a seguir, pode esperar que os membros da equipa o observem para que possam imitar o seu comportamento.

Procurar um Mentor

Há um gerente ou manager algures que você admira quando se trata da forma como lideram uma equipa e dos resultados que alcançam. Aprenda tudo o que puder sobre gestão a partir deste mentor, e poderá então copiar o que funciona a partir deles. 

Um mentor não precisa de ser alguém com quem se encontre fisicamente e de quem obtenha conselhos. Poderá aprender sobre eles lendo livros que tenham escrito, ou mesmo ouvindo os seus discursos no YouTube. O mentor é simplesmente alguém com quem se procura.

Com o tempo, e à medida que for melhorando na gestão, precisará de se ligar a um mentor com quem possa falar. Isto permitir-lhe-á saltar ideias e desafios e melhorar onde for necessário.

Enfoque na comunicação

O feedback será um papel vital como gerente pela primeira vez, especialmente quando se trata de se envolver com membros da equipa. Este feedback deve ser construtivo, particularmente se tiver a ver com críticas. 

O feedback não deve ser sempre positivo, uma vez que é necessário melhorar quaisquer questões que surjam durante o trabalho. Um dos maiores desafios que um gerente pela primeira vez terá de superar é o medo de não ser apreciado ou o medo das reacções das pessoas com quem trabalha. Isto torna-se ainda mais desafiante quando as pessoas que recebem críticas são velhos colegas. Há que aceitar que eles subiram e precisam de ter essas conversas duras.

Para que a comunicação seja eficaz, o gestor precisa de ser capaz de articular o que exige da equipa, bem como quando enfrentam frustração. A melhor parte da comunicação será reconhecer ou elogiar aqueles que estão a fazer um grande trabalho e a trabalhar arduamente. Isto ajudará ao desenvolvimento e manter o moral.

Deixe espaço para aprender

Com o seu papel, estará a aprender, e as pessoas que trabalham consigo também estarão a aprender. Acertando tudo, talvez o seu objectivo principal, mas também precisa de permitir que a sua equipa cometa alguns erros também. Isto não é um sinal de fracasso, mas dá-lhe mais espaço para o crescimento e a aprendizagem. A equipa deve sentir-se suficientemente livre para explorar formas de trabalho sem receio de que, se se enganarem, possam perder as suas posições.

 A ajuda está à mão

Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza; é essencial para o ajudar a alcançar o sucesso. Quando enfrentar quaisquer problemas ou desafios, peça ajuda. O apoio pode vir dos seus superiores ou colegas que enfrentam as mesmas situações que você todos os dias.   

Outra forma de obter a ajuda de que necessitam é através da investigação. A pesquisa pedirá que leia, encontre artigos, ou livros que o possam ajudar na resolução de problemas e na resolução de problemas que surjam no decurso do seu dever.

Lembre-se de tocar a base

Certifique-se de que atribui tempo para “tocar a base” com a sua equipa frequentemente. 

Normalmente, ter uma semana de reunião de 30 minutos é suficiente. Nesta reunião, pode criar e rever objectivos. Além disso, pode saber pelos seus empregados o que eles estão a fazer, e se existe alguma assistência directa que eles precisarão de si. 

Seja transparente e aberto

A confiança da sua equipa será facilmente alcançada se for transparente e aberto. Isto irá assegurar ao grupo que tem motivos positivos e grandes objectivos que deseja cumprir. Para construir ainda mais a confiança deles, lembre-se de colocar as suas necessidades à frente das suas. 

Confie neles primeiro, para que não sintam que precisam de ultrapassar obstáculos e ganhar a confiança do seu gestor. Ao ser transparente e aberto, você também é inclusivo, ajudando todos a sentir que fazem parte da equipa.

Responsabilidades do Gerente

A lista de verificação acima irá ajudá-lo tremendamente, assim como saber o que as suas novas responsabilidades irão abranger. Estas responsabilidades tornar-se-ão mais intensas à medida que continuar a subir a escada. 

Elas incluem:

  • Planeamento para as próximas tarefas e avaliação dos resultados.
  • Desenvolver objectivos e normas que devem ser mantidos.
  • Criação de papéis e responsabilidades claras para todos os membros da equipa.
  • Apoiar, motivar, e recompensar os membros da equipa.
  • Construir um ambiente de trabalho saudável e produtivo com uma comunicação clara e procedimentos excelentes.

Novo Papel de Gerente

Assumir um papel de gestão aproxima-o do coração da organização. As suas acções terão um impacto directo no desenvolvimento organizacional, bem como na motivação do pessoal. Tornar-se gerente irá inevitavelmente aumentar a quantidade de poder que tem no local de trabalho. 

No entanto, o seu novo papel abrangerá muito mais do que ser poderoso. Como gestor pela primeira vez, trabalhe arduamente para garantir que pode oferecer apoio à sua equipa, bem como para os levar a realizar o seu potencial. 

Finalmente, lembre-se de ser você mesmo. Quando as pessoas sentirem que você é autêntico, responderão sempre de forma positiva.