Porque a Cafeína Não Tem Efeito em Mim?

Algumas pessoas parecem não ter uma reação à cafeína, o que parece estranho para o resto de nós. Mas a questão é: este fenómeno pode ocorrer por várias razões e mesmo depois do tempo. Pode ser irritante para alguns, mas uma bênção para outros. Se você está no primeiro grupo, então recomendo que leia isto com atenção.

Então, quais são as razões pelas quais a cafeína não tem efeito em você?

1. Falta de Sono

Não, não significa que o café depois de uma noite inteira não o vai afectar. Isto só acontece quando a falta de sono já dura há algum tempo, mas até 3 dias pode ser suficiente!

Não temos a certeza porque é que isto acontece, mas a explicação mais provável é bastante simples. Você está com sono por causa de um químico chamado adenosina. Mas quando você bebe café, a cafeína se cola a essas moléculas e o deixa mais alerta em vez de cansado. Reverte praticamente o efeito real que deveria ter.

Mas o problema é o seguinte: se você estiver sem sono, vai produzir mais adenosina. Estes produtos químicos extra podem estar a afastar a cafeína, por isso não terá o efeito habitual. Se você estiver com uma grande privação de sono e precisar de alguma cafeína, talvez uma dose dupla ou tripla de Americano ajude!

2. Demasiada Cafeína

Tudo pode ser demais, e esta é talvez uma razão pela qual a cafeína não funciona para si. E neste caso, se beberes demasiado café, há um enorme risco. Não apenas a hipótese de um ataque cardíaco, mas perder o efeito da cafeína.

Assim que você atingir uma certa quantidade (geralmente 400 mg por dia), você começará a sentir graves efeitos colaterais. Você vai ficar mais irritável e isso vai começar a afectar o seu sono. Estas não são coisas que você quer do café que é suposto acordá-lo para um dia duro no trabalho.

A pior parte disto é que vai ter um efeito negativo nas suas noites. Irá perturbar o seu sono da pior maneira possível. Você estará deitado lá com a mente e o corpo exaustos, as pálpebras pesadas e ainda não conseguirá dormir.

Para garantir que você está consumindo a quantidade certa de cafeína e não ultrapassar a quantidade recomendada, não deixe de ler aqui o conteúdo de cafeína nos cafés populares.

Se quer saber quanto é demasiada cafeína, veja o nosso artigo Quanta Cafeína é Demasiada Cafeína?

3. Muita pouca cafeína

Se você não levar em consideração o seu peso, idade e outras condições, então você pode estar tomando a quantidade errada de cafeína. Todos estes são factores que podem contribuir para a capacidade do seu corpo de processar café e você pode estar a subestimar-se a si próprio.

Se você é uma pessoa bastante grande, então considere beber um pouco mais cada vez até alcançar o efeito desejado. Esse café instantâneo pode não ter suficiente quantidade de cafeína para fazer efeito em você.

4. Genética

Há uma estirpe no nosso ADN que tem uma palavra a dizer sobre a forma como processamos a cafeína. Você não pode ter uma palavra a dizer sobre isso, infelizmente, então se essa é a razão pela qual a cafeína não funciona para você, então você deve apenas se acostumar com ela. Há dois outros genes que podem afetar isso, que estão ligados ao seu colesterol e açúcar no sangue. Mas mais uma vez, estes não podem ser alterados.

5. Níveis de Tolerância para a Cafeína

Você pode construir uma tolerância contra a cafeína. Desculpe, mas é verdade! Depois de um tempo, você vai precisar de mais e mais café para se manter acordado e alerta, então neste caso, talvez seja melhor você parar de beber. Lembra-te, a vida é tudo o mesmo para a cafeína e o café, não importa quão delicioso seja! Afinal de contas, demasiado é tóxico. Você não quer ter um ataque cardíaco por causa de um vício.


Como mencionamos antes, o equilíbrio é fundamental quando se consome café. Se você quer ter os benefícios de seu delicioso sabor e a funcionalidade de acordar dele, você terá que consumir com moderação.

Se acabar por acumular uma forte tolerância à cafeína, deixará de sentir os efeitos da mesma. Isto não é bom quando você está cansado e precisa de fazer muito trabalho, ou sim?