Porque a Cafeína é Má Durante a Gravidez

Muitas vezes, as pessoas franzem o sobrolho às mulheres por terem saboreado uma chávena de café durante a gravidez; a visão de um galo e de uma chávena é vista como uma situação descuidada. É uma crença comum que qualquer quantidade de cafeína não é segura para ser consumida durante a gravidez mas, como a maioria das preocupações de saúde durante a gravidez, o consumo da cafeína é mais complicada do que isso.

Fazer um bebé é complicado de qualquer forma, certo?

Porque é Que Beber Café Durante a Gravidez é Mau

O que é preocupante no consumo de cafeína durante a gravidez é o facto de o bebé ir consumir também essa cafeína. Tal como você não esperaria dar um café expresso a uma criança pequena (eles não precisam de mais energia de qualquer forma, pode imaginar quantos pontapés ele lhe dará), você não gostaria de dar um antes do seu corpo estar completamente maduro. A cafeína é um estimulante, por isso tanto você como o seu bebé vão aumentar o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea com o consumo. O bebé não é capaz de metabolizar a cafeína como uma lata humana adulta, por isso o bebé vai ficar sobrecarregado com demasiada cafeína. Isto inclui também o seu café descafeinado favorito!

Da mesma forma que o café a mantém acordada, fará o mesmo com o bebé. O bebé vai receber uma onda de energia, levando a movimentos e padrões de sono anormais não só para o bebé, mas também para a mãe. Esse primeiro pontapé mágico do bebé vai transformar-se em noites intermináveis de bebé a saltar das paredes (você).

café decaff

A Cafeína Irá Causar Defeitos de Nascença?

É completamente tabu não desistir de determinadas coisas durante a gravidez, como fumar e beber, a fim de evitar defeitos de nascença.

Continua a colocar-se a questão de saber se a cafeína causa ou não defeitos de nascença. Estudos sobre animais alertaram para os tipos de possíveis defeitos de nascença de bebidas com cafeína, como o café, as bebidas energéticas e outras, mas nenhum deles forneceu uma ligação definitiva com o impacto da cafeína nos defeitos de nascença humanos. É apenas seguro dizer que o consumo excessivo é preocupante para a saúde do bebé, tanto durante a gravidez como para a bela vida que se lhe segue.

É até assustador pensar em pôr a saúde do bebé em risco, mas isso não tem de transformar o mundo do café numa zona de guerra total durante a gravidez.

Quanta Cafeína é Segura de Consumir Quando Se Está Grávida?

A Associação Americana de Gravidez sugere uma quantidade “moderada” de cafeína, o que significa entre “150 mg – 300 mg por dia”. O mais importante a considerar sobre essa quantidade é que o café não é a única coisa que tem cafeína. Uma mulher grávida também deve considerar que chás, gelados e chocolates têm níveis variáveis de cafeína. Esta pode ser uma boa altura para tomar café descafeinado, pois terá pequenas quantidades, mas não tanta cafeína como o normal.

Aqui está um Tabuleiro de Café Descafeinado:

  • A quantidade de cafeína numa chávena de café é de cerca de 70-140 mg de cafeína.
  • Um pequeno café com leite terá cerca de 77 mg de cafeína.
  • Uma chávena de dezasseis onças de café descafeinado poderia ter 4 a 12 mg de cafeína.
  • Os refrigerantes parecem ter uma média de cerca de 50 mg de cafeína por 12 onças fluidas.
  • O chocolate de leite tem 4 mg de cafeína por cada 1 onça, enquanto o chocolate preto tem 23 mg de cafeína por cada 1 onça.

Para mais informação sobre Quanta Cafeína há numa chávena de café, visite o nosso artigo!

A ingestão de cafeína é uma coisa importante a seguir, pois qualquer pessoa se prepara para receber um pacote de alegria, e mesmo depois, se uma mãe optar por amamentar por qualquer período de tempo. É durante esse período que a cafeína ainda pode ser passada através do leite materno.

senhora e café com o seu cão

Fique Hidratada ao Beber uma Quantidade Razoável de Cafeína

Para além de estar atento ao seu consumo de cafeína durante a gravidez, considere também a quantidade de água que está a beber. Como o café é um diurético, vai precisar de urinar mais por cima, porque está grávida. Com toda essa água a ser enxaguada, é importante beber mais água para que você e o seu bebé se mantenham hidratados.