Qual É O Valor Nutricional Do Café

Quando as pessoas pensam em café, normalmente pensam na sua capacidade de fornecer um impulso energético. No entanto, de acordo com algumas pesquisas, também pode oferecer alguns outros benefícios importantes para a saúde, tais como um menor risco de cancro do fígado, diabetes tipo 2, e insuficiência cardíaca.

Que Nutrientes Estão Presentes no Café?

Riboflavina, Vitamina B2

A riboflavina, ou vitamina B2, é uma vitamina essencial. No entanto, o nosso corpo não a pode produzir sozinha, e como é hidrossolúvel, o nosso corpo também não a pode armazenar. Portanto, a riboflavina precisa de ser tomada todos os dias através de uma dieta ou suplementos.

Ela ajuda a converter gordura, proteínas e hidratos de carbono em energia, e decompõe outros nutrientes. As pessoas que não estão a receber riboflavina diariamente são propensas a dores de cabeça, sensação de preguiça, deficiência de ferro e inflamação da pele, especialmente em torno da boca e dos lábios.

Uma chávena de café de 8 onças tem cerca de 0,2 mg de riboflavina. Isto equivale a cerca de 11% da ajuda ingestão diária recomendada para adultos. É uma dose bastante boa de vitamina B2 em cada chávena.

Ácido Pantoténico, Vitamina B5

Mais vitamina B! Dependendo da sua aparência e com quem fala, o ácido pantoténico é uma super vitamina que cura tudo! Ele ajuda em tudo, desde a calvície à depressão, passando pela acne, até ao transtorno de hiperactividade

Mas não há muitas provas científicas que sustentem estas alegações prodigiosas.

No entanto, os nutricionistas irão reconhecer que o ácido pantoténico, ou vitamina B5, é importante pelas suas propriedades metabólicas e parece desempenhar um papel na saúde da pele e do cabelo e na saúde digestiva.

Uma chávena de café de 8 onças contém 0,6 mg de ácido pantoténico, ou cerca de 6% das suas necessidades diárias. A vitamina B5 é uma vitamina solúvel em água, por isso é difícil, mas não impossível, obter demasiado da dieta sozinha e os excessos são, na sua maioria, eliminados.

Potássio

O potássio é um mineral e electrólito muito importante e o nosso corpo precisa de muito dele para funcionar correctamente. É uma daquelas coisas que parece que nunca recebemos tanto quanto precisamos, e os adultos precisam de mais de 4.700 mg por dia.

Felizmente, o potássio é abundante em muitos alimentos e bebidas, e isso inclui a nossa bebida matinal quente preferida.

Como um electrólito, o potássio transporta uma pequena carga eléctrica para outras células e nervos que ajudam a equilibrar os níveis de fluido, e a estimular contracções musculares, tais como um batimento cardíaco. Estar baixo em potássio, como você adivinharia, pode ser uma coisa muito má.

Pessoas com baixo nível de potássio podem ter tensão arterial elevada, ter um risco mais elevado de doença cardíaca e AVC, dores articulares, má concentração e memória, fadiga, insónia, e fraqueza muscular. As pessoas que têm níveis de potássio muito baixos podem sofrer consequências graves e talvez mortais.

Embora a maioria das utilizações não obtenha potássio suficiente todos os dias, é possível ter demasiado, o que também pode ter consequências graves. É necessário um equilíbrio para obter os melhores resultados.

Manganês

Para não ser confundido com o magnésio, o manganês é um mineral essencial que o nosso corpo não é capaz de produzir por si só. Por isso, temos de consumir algum diariamente para manter tudo a funcionar como deveria.

O manganês ajuda o nosso corpo a produzir nutrientes tais como proteínas, hidratos de carbono e colesterol. Ajuda a manter as hormonas equilibradas, ajuda na formação óssea e tem propriedades antioxidantes que ajudam a combater a inflamação e as doenças.

Pessoas com baixo teor de manganês podem sofrer de osteoporose, anemia, lentidão, desequilíbrios hormonais, e são propensas à doença.

Os benefícios para a saúde do manganês são ossos fortes, sistema imunitário elevado, ajuda a controlar a diabetes, equilibra os níveis de ferro, reduz os sintomas da TPM, e pode ajudar na perda de peso.

De facto, é mais provável que as pessoas tenham demasiado, o qual pode ser problemático. A toxicidade do manganês pode levar a problemas hepáticos e pode causar defeitos de saúde nos fetos das mulheres grávidas.

Magnésio

Para não ser confundido com o manganês, o magnésio é um mineral importante que a maioria de nós não está a receber o suficiente. Felizmente, existem muitos alimentos e bebidas ricos em magnésio para ajudar a aumentar a sua ingestão diária e o café é um deles!

O magnésio é importante na regulação da pressão arterial, um batimento cardíaco constante, e ajuda a manter os ossos fortes. Baixos níveis de magnésio podem tornar uma pessoa susceptível a doenças cardíacas, tensão arterial elevada, Alzheimer, diabetes e enxaquecas.

Da mesma forma, ter a quantidade adequada de magnésio pode baixar a pressão arterial, melhorar os níveis de açúcar no sangue, combater doenças, prevenir enxaquecas, e pode até aliviar a insónia e os sintomas de depressão.

Niacin

Mais vitamina B! A vitamina B3, ou niacina, é uma vitamina solúvel em água que é mais popular para manter a saúde cardiovascular saudável. Ela faz isto através da redução do colesterol, particularmente do LDL (mau colesterol) e triglicéridos.

Diminuir estes tipos de lípidos pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. Outros benefícios da niacina é que ela ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, ajudando assim a combater a diabetes.

Também pode prevenir a acne, promover as capacidades cognitivas do cérebro e ajudar com a inflamação das articulações ou artrite.

No entanto, pode ocorrer, e aqueles com baixos níveis de niacina podem sofrer de lesões cutâneas e de perturbações cerebrais. Também pode causar uma condição chamada pelagra, que se caracteriza por alucinações, inflamação da pele e problemas digestivos. Não uma que você queira ter.