Quanta Cafeína Contêm os Lattes?

Nós ousaríamos adivinhar que os lattes são a bebida de café mais popular na Europa, e é fácil de ver porquê! Os lattes estão cheios de leite vaporizado aveludado, espuma de leite muito espumosa e um espresso rico e escuro… o que poderia ser melhor?

Só um latte com duas bombas de xarope de caramelo doce e uma generosa dose de natas batidas poderia ser melhor do que isso!

Ha!

Mas tenho a certeza que muito poucos de nós se interrogaram… Quanta cafeína contêm os lattes?

latte art

Os Lattes Contêm Mais Cafeína do que Você Pensa

Os lattes são um bocado enganadores. Eles contêm tanto leite doce vaporizado que disfarça o sabor do expresso, para que você não note a quantidade de espresso e cafeína que você está realmente bebendo.

Sob todo esse leite vaporizado, todo café com leite tem pelo menos uma dose de espresso e dá uma sacudida de cafeína. Um latte pequeno tem uma dose e seis a oito onças de leite vaporizado, por isso contém cerca de 77 mg de cafeína.

Bebidas maiores como as grandes e ventis que você recebe da Starbucks contêm duas doses de espresso e leite extra vaporizado. Estes lattes maiores com duas doses de espresso chegam a 154 mg de cafeína.

Para colocar esses números em perspectiva, a FDA dos Estados Unidos recomenda que você não consuma mais do que 400 mg de cafeína por dia. Portanto, ter um ou dois lattes grandes está dentro do limite… mas ter três pode não estar!

Shots Extras de Espresso Adicionam Ainda Mais Cafeína

As palavras “acrescente uma dose extra a esse café com leite por favor” saíram muitas vezes da nossa boca sem sequer pensarmos nisso. Por vezes fazemo-lo apenas pelo sabor e ignoramos o facto de que acrescenta cafeína extra que pode não ser necessária.

No entanto, esta decisão precipitada soma um monte de miligramas de cafeína extra no nosso café com leite!

Adicionando uma terceira dose de café expresso a um latte grande que já contém dois, o teor total de cafeína é de até 231 mg. Essa única bebida é mais da metade da nossa dose diária de 400 mg de cafeína!

Não sabemos quanto a si, mas não podemos passar o resto do dia com apenas 169 mg de cafeína para beber. A partir de agora vamos renunciar a essa terceira dose de café expresso!

preparação de um latte com cafeína

Os Toppings Também Podem Adicionar Cafeína Extra

Amantes do chocolate, temos péssimas notícias. Sempre que você enche seu latte Starbucks com xarope de moca, caracóis de chocolate e cacau em pó, você está adicionando cafeína extra a sua bebida.

A cafeína não está apenas no café – está em coisas como chocolate, chá, refrigerantes, bebidas energéticas, doces, e até mesmo remédios para dor e alergias. Todas essas coisas, incluindo a calda de chocolate que você bebe generosamente no seu latte, contam para o seu limite diário de cafeína.

Mas não pode haver tanta cafeína no chocolate… certo?

Na verdade, há um pouco de cafeína no chocolate! Apenas uma onça de chocolate preto contém 12 mg de cafeína, o que é muito mais do que estávamos à espera. Uma colher de de cacau em pó contém a mesma quantidade, o que também foi surpreendente.

O xarope de chocolate contém muito menos cafeína em comparação com o chocolate preto. Duas colheres de sopa contêm apenas 2 mg de cafeína. Embora não pudéssemos encontrar nenhuma informação nutricional sobre o xarope de moca, o seu Starbucks favorito deve ter níveis comparáveis de cafeína porque é basicamente um molho de chocolate sofisticado!

Portanto, mesmo que esses caracóis de chocolate, cacau em pó e xarope de moca no seu café com leite matinal pareçam pequenas e insignificantes coberturas, eles vão adicionar um pouco de cafeína extra à sua bebida!