Quanta Cafeína é Demasiada Cafeína?

A maior parte das pessoas toma café e bebidas energéticas quando têm de queimar o óleo da meia-noite. Estas deliciosas bebidas contêm cafeína, que é um estimulante, por isso vão animar-te e dar-te a energia necessária para fazeres o trabalho!

Portanto, quanto mais tempo tiveres de ficar acordado e alerta, mais café deves beber, certo?

Bem, talvez! Se tiveres uma alta tolerância à cafeína, consegues escapar-te com mais algumas chávenas do que normalmente conseguirias. Mas há uma coisa tão grande como cafeína a mais. Se começares a ter sintomas físicos desagradáveis como nervosismo e náuseas, é definitivamente altura de pousar a chávena de café!

Se você quer saber quanta cafeína você pode consumir com segurança sem nenhum desses efeitos nocivos, você está no lugar certo!

Quanto Café Posso Beber?

Ficámos surpreendidos por saber que não se deve consumir mais de 400 mg de cafeína por dia. Isso equivale a quatro chávenas de café pequenas, de oito onças. A nossa encomenda favorita na Starbucks, um café ventilado, contém 415 mg de cafeína… por isso excedemos o nosso limite diário de cafeína às 8 da manhã!

Valha-me!

Se você consumir mais de 400 mg de cafeína em um dia, o que é fácil de fazer, você pode experimentar sintomas como nervosismo, irritabilidade, inquietação, tremores e um estômago perturbado.

É importante lembrar que a tolerância de todos à cafeína é diferente. Se você pode beber um café ventilado sem quaisquer sintomas, vá em frente! Tente ir com calma com a cafeína pelo resto do dia.

Deveria Beber Menos Café?

No lado oposto, a sua tolerância à cafeína também pode ser inferior a 400 mg. Algumas pessoas têm uma maior sensibilidade à cafeína e metabolizam-la mais lentamente do que outras. As pessoas com sensibilidade à cafeína sentem sintomas como um coração acelerado, insônia, nervosismo e dores de cabeça após consumir apenas um pouco de cafeína.

Infelizmente, a sensibilidade à cafeína é genética, por isso, se você tiver tremores e uma dor de estômago depois de beber apenas uma chávena de café, você pode ter que ficar longe dela. Se simplesmente não consegues abdicar dos teus macchiatos de caramelo (não te culpamos), então experimenta descafeinado!

As mulheres grávidas e pessoas com problemas cardíacos também devem baixar ao café.

chávena de café feliz

A cafeína atravessa a corrente sanguínea e chega até ao feto. Embora não seja totalmente claro o quanto a cafeína em excesso pode afectar um feto em gestação, alguns estudos demonstraram que a ingestão elevada de cafeína aumenta o risco de aborto espontâneo e pode fazer com que o bebé tenha um baixo peso ao nascer.

As mulheres grávidas também demoram quatro vezes mais tempo a eliminar a cafeína do seu corpo, pelo que podem ser extra sensíveis aos efeitos estimulantes da cafeína. Se estiver grávida, manter o seu consumo a 200 mg ou menos evitará que apanhe sintomas como os tremores e protegerá o seu bebé dos potenciais efeitos secundários de demasiada cafeína.

As pessoas com problemas cardíacos também precisam de ser mais cuidadosas com a sua ingestão de cafeína. A cafeína pode causar palpitações cardíacas e um ritmo cardíaco rápido em pessoas sem problemas cardíacos. Portanto, se você já está predisposto a esses problemas, você deve ter cuidado extra com a quantidade de cafeína que consome!

O Café Não é a Única Coisa Que Contém Cafeína.

A sua infusão matinal não é a única coisa na sua dieta que contém cafeína.

Muitos produtos além do café têm cafeína, como bebidas energéticas, soda, chá, medicamentos, chicletes, doces, chocolate e muito mais. É uma longa lista!

Coisas que você não espera ter cafeína às vezes tem, então você pode facilmente exceder o seu limite diário de cafeína sem mesmo saber. Tentamos ler os rótulos nutricionais e nos perguntamos se realmente precisamos daquela segunda chávena de café para evitar o consumo excessivo…

gominhas de açúcar

Você Pode Ter Overdose de Cafeína?

Tecnicamente pode ter uma overdose de cafeína, mas as overdoses de cafeína são super raras. Você teria que consumir dez gramas inteiras de cafeína para ter uma overdose. São 10.000 mg de cafeína, o que equivale a 100 pequenas chávenas de café!

Por favor, também não se atreva a experimentar isto em casa, isto não é seguro para si.

Foram relatadas overdoses de cafeína, mas geralmente envolvem comprimidos e pós de cafeína, que são muito, muito mais concentrados do que o café normal.

Consumir uma colher de chá de cafeína em pó é como beber 28 chávenas de café, por isso é fácil ver como alguém pode ter uma overdose acidental!

A melhor coisa que você pode fazer para evitar que adoeça com seu café é prestar atenção a como seu corpo se sente antes de tomar um pouco. O seu corpo vai lhe avisar se você estiver consumindo muita cafeína. Os primeiros sinais de overdose incluem nervosismo, agitação, aumento do ritmo cardíaco, náuseas e ansiedade. Se você parar de beber quando tiver esses sintomas, você ficará bem!