Quanta Cafeína há Numa Chávena de Café

Você pode ter desenvolvido uma rotina que termina com “Já tomei duas taças de café, então estou pronto para o dia” – ou como alguns de nós, você só está começando a desacelerar depois de 3 ou 4. Você chegou a medir seu tempo com base em quantas taças de café você já bebeu ou quantas sobram. O problema com isso não é que nem todas as taças de café são criadas por igual.

Cada chávena não lhe vai fornecer a mesma quantidade de cafeína, e há muitas razões para isso.

Fatores Que Afetam a Cafeína no Café

  1. O Tipo de Café em Grão
    Tal como os grãos de café de diferentes locais vão resultar em diferentes notas no café, também haverá diferentes níveis de cafeína nos cafés feitos a partir de diferentes grãos de café.
  2. A torrefacção
    Ao contrário da crença popular, o café torrado claro tem mais cafeína do que torradas mais escuras. Esta diferença não é completamente substancial, mas ainda assim é algo a ter em conta.
  3. Tipo de café
    Claro que o descafeinado não vai ter a mesma quantidade de cafeína que um café normal ou instantâneo – apesar das novidades – o descafeinado não está completamente livre de cafeína e terá de continuar a ler para descobrir porquê.
  4. A quantidade de café moído
    Mais café moído na máquina equivale a mais cafeína! Bastante simples!
  5. Temperatura da água
    A infusão fria vai ter menos cafeína porque a água quente vai extrair mais cafeína.
  6. Tamanho da dose
    Um venti não conta como uma chávena de café porque é muito mais do que 8 onças. Um pequeno contra um extra grande vai fornecer níveis de cafeína muito diferentes
  7. Técnica de preparo
    O café cozido ou picado vai fornecer-lhe mais cafeína, com gotejamento ou filtro a ser o segundo, e a Prensa Francesa ou o êmbolo a dar-lhe o menor pontapé.
  8. Marca do café
    As marcas comerciais de café tornaram-se conhecidas por produzir mais cafeína. Além disso, as chávenas vendidas na Starbucks e Dunkin são porções bastante pesadas.

Uma única chávena de café vai combinar muitos desses elementos naquilo que está a ser servido ou a fazer você mesmo, mas ninguém tem tempo para descobrir isso todas as manhãs ou tardes. Alguém gosta de ficar na cama até ao último minuto, como a maioria de nós?

Como forma de referência, a quantidade de cafeína numa taça de café é de cerca de 70-140 mg de cafeína, ou cerca de 95 mg em média.

E o Café Espresso?

Isto pode ser uma surpresa, mas a sua dose média de café expresso é de apenas 63 mg de cafeína. Para obter o pontapé que você espera de uma dose de espresso, vá para uma dose dupla – que lhe dará cerca de 125 mg de cafeína. Felizmente para a maioria de nós, muitas lojas dão-lhe uma dose dupla de qualquer maneira. As bebidas à base de café expresso, como as 6 listadas neste artigo, são na sua maioria café expresso com leite ou água, por isso os seus populares lattes, cappuccinos e americanos terão tanta cafeína como um simples café expresso.

Agora… Vamos Falar do Descafeinado.

Agora você raramente me encontrará se alguma vez me encontrar tomando café descafeinado (Para mim, qual é o objetivo?), mas este é importante se o seu corpo não consegue aguentar os efeitos da cafeína.

Pode te deixar um pouco nervoso demais ou hiperacelerado

O café descafeinado não será carregado com tanta cafeína como o café normal, mas precisa simplesmente de ser 97% livre de cafeína para ser considerado descafeinado. Isto significa que há uma chance de que qualquer café descafeinado possa ter algum tipo de cafeína nele, mas apenas os verdadeiramente sensíveis notarão isso. Ainda é uma boa opção para obter o sabor do café sem toda a cafeína – e alguns lugares até oferecem um espresso descafeinado decente!

Quer você esteja fazendo sua primeira taça do dia ou agarrando sua terceira, é importante saber o que você está colocando no seu corpo. A quantidade de cafeína numa chávena de café é apenas tão significativa como a que se faz quando se consome muito café. Há sempre a possibilidade de o café também o cansar, levando-o a consumir mais.

Se você já percebeu que tem consumido mais cafeína do que deveria

Deve ter em mente que até o chai e o chá também têm cafeína.

Mais os xaropes e os açúcares populares. Uma vez que você tenha um controle sobre o que exatamente está bebendo, você pode saborear cada chávena mais pelo que ela vale.

Se você é novo na vida da bebida de café, ou um veterano do café, achamos que é importante conhecer a sua ingesta de cafeína —  para evitar o mal-estar!