O Guia Definitivo Para Fazer Leite de Aveia em Casa

Hoje em dia, os amantes do café estão cada vez mais conscientes dos aditivos que incorporam no seu cafezinho da manhã. Isto inclui encontrar alternativas aos produtos lácteos, como o leite e os cremes. Temos vindo a ver o leite de aveia como um aditivo para o café a aumentar.

O Leite de Aveia está entre os poucos tipos de leite à base de plantas que é doce embalado com cargas de nutrientes, incluindo vitaminas, fibras e minerais. Entre os outros, como o leite de coco, leite de amêndoa e leite de soja, o leite de aveia caseiro é de longe o mais nutritivo. Isto porque tem uma cremosidade alcalina única, o que lhe confere o seu sabor rico.

Pronto para aprender a fazer leite de aveia em casa? Vamos mergulhar nela!

Benefícios Para a Saúde do Leite de Aveia

Este leite nutritivo é particularmente favorecido por pessoas que sofrem de alergias específicas, como a lactose, a soja ou os frutos secos. Além disso, é uma fonte credível de vitaminas B que são essenciais para o corpo humano. Estas vitaminas são vitais para a regulação do humor, reduzindo o stress e promovendo o crescimento de cabelo, unhas e pele saudáveis, tal como os seus suplementos de biotina. Um copo por dia deste leite vai deixá-lo de bom humor, exibindo os seus fabulosos cabelos e pele resplandecente!

Bem, depois de discutirmos a composição e os benefícios para a saúde que o leite de aveia tem para oferecer; em seguida, vamos entrar no guia passo a passo sobre como pode fazer o seu leite de aveia no conforto da sua casa.

leite e aveia

Ingredientes e Materiais Necessários

Primeiro, é preciso pelo menos uma chávena de aveia. A aveia que escolheu para usar irá determinar o resultado do produto final. De tal forma que, se desejar fazer leite sem glúten, não se esqueça de seleccionar a aveia sem glúten. Poderá obter também a aveia integral não cortada e a menos processada, também conhecida como aveia de grumo. A segunda opção é a aveia cortada em aço, que foi cortada para se assemelhar ao arroz. São as que demoram mais tempo a cozinhar e apresentam uma textura de mastigação quando são comidas. São também conhecidas como aveia irlandesa ou aveia escocesa. Por último, há o tipo enrolado que se parecem a discos planos de forma desigual. São conhecidos por cozinharem mais rapidamente do que os do tipo cortado em aço e são utilizados principalmente na cozedura e no fabrico de barras de granola.

Em segundo lugar, serão necessárias pelo menos três chávenas de água e um pouco mais para mergulhar a aveia.

Também vai precisar de uma pitada de sal marinho e de escolhas opcionais de especiarias e edulcorantes. Pode usar tâmaras ou mel como adoçantes e canela (a nossa preferida) ou noz-moscada como especiarias à sua escolha. Pode também incluir um oitavo de uma colher de chá de extracto de baunilha para aumentar o sabor do seu leite de aveia. A selecção de especiarias e edulcorantes depende inteiramente do seu gosto, por isso sinta-se à vontade para experimentar!

Os materiais necessários são um liquidificador, um pano para queijo ou algo que possa funcionar como um filtro e, finalmente, um frasco hermético para o armazenamento do seu produto final.

como fazer leite de aveia em casa

Como Fazer Leite de Aveia

Para obter os melhores resultados, primeiro é necessário mergulhar a aveia em água, de preferência durante um dia, antes de a esticar. O que isto faz é amolecer os grãos de aveia e remover ainda mais o ácido fítico, que inibe a digestão.

Após a demolha estar completa, drenar a água e enxaguar devidamente a aveia. Certifique-se de fazer uma lavagem adequada para se livrar dos resíduos viscosos da aveia. Elimine esta água e mantenha a polpa.

Coloque as restantes aveia no liquidificador, adicione as três chávenas de água, o sal marinho, as especiarias, bem como os adoçantes e misture durante cerca de um ou dois minutos.

Em seguida, coar a mistura usando o pano de queijaria, ou o saco de leite de nozes, num recipiente separado. E aí tem, o seu próprio leite de aveia!

Não deite fora a polpa que fica no filtro, pois esta ainda pode ser usada para fazer smoothies deliciosos ou outras guloseimas de aveia.

O leite de aveia recolhido é então armazenado no frasco hermético e é refrigerado. O leite de aveia é aconselhado a ser utilizado num prazo de três a cinco dias; caso contrário, irá perder a validade. E sempre que quiser servir-se de um copo, agite bem antes de o deitar no copo.


Então é assim que se faz leite de aveia em casa! O leite de aveia soa como algo que vai salpicar a sua chávena de café? Estamos muito entusiasmados por experimentá-lo!